ESTUDO BÍBLICO




AVIVAMENTO NO VALE.


 Quando Israel foi levada cativa pelos caldeus em 593 AC , o Senhor chama Ezequiel para ser atalaia sobre a casa de Israel na Babilônia. Ezequiel foi levado cativo juntamente com aproximadamente 10 mil hebreus . Pronto para ser sacerdote de Deus , o Altíssimo usa esse jovem para ser sua voz profética em meio ao cativeiro. O distanciamento de Deus fez com que Israel fosse levado cativa, porém o objetivo de Deus sempre foi que seu povo sua propriedade  se salvasse da contaminação pecaminosa que viviam. O Senhor usa Ezequiel com uma palavra de juízo , muitas vezes incompreendida, mas ao mesmo tempo de esperança. 
 Quando o Senhor pediu que Ezequiel profetizasse sobre o vale de ossos secos , muitos dos judeus estavam no cativeiro da babilônia. Embora muitos de seus patriotas não respondessem a sua mensagem com satisfação, Ezequiel cumpriu seu propósito de anunciar a palavra de Deus.   


A visão de Deus dada a Ezequiel pelo Espírito. 


(Ez 37:2-3) 
2 - E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. 
3 - E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.


1) Definição de vale – Extensão longa e baixa da terra que significa espiritualmente lugar de dor, provas e lutas.
2) Definição de ossos sequíssimos- sequidão espiritual, inertes, indiferentes, longe de Deus o que ocasiona uma morte espiritual. O cativeiro era o resultado dessa sequidão. 
3) O cativeiro babilônico sobre Israel – Prisão destinada a transgressores e derrotados. Israel se rendeu a idolatria. A igreja acaba sendo levada cativa pelo mundanismo. As pessoas estão presas a religiosidade e buscam a Deus para ter algo Dele e não ter Ele. Amigos do mundo e inimigo de Deus. 


 A multiplicação da iniquidade e o amor se esfriando. 


 (Mt 24:12). 
12 - E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.


Pessoas se apegando a vícios, modismos, a prostituição e a avareza (tudo por dinheiro). - a falta de temor e o amor as coisas e negócios desta vida.  


O princípio das dores : Os terremotos, rumores de guerra, fomes, pestes em muitos lugares 


(Mt 24:5-7). 
5 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 
6 - E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 
7 - Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.


Pessoas que vêem tudo isso, mas não enxergam sua situação espiritual e não veem que a vinda de Jesus está bem próxima. Nunca de teve tanto veículo para divulgar o evangelho, mas mesmo assim temos aleijados espirituais, ou seja, pessoas que não oram e não jejuam. Preocupadas em si mesmas, em agradar o seu ego. Existe diferença de fazer para Deus e fazer segundo Sua vontade. Hoje existe um conformismo e a indiferença de muitos cristãos diante do pecado. Existe falta de temor a Deus de uma forma generalizada Temos na Bíblia o exemplo a igreja de Laodicéia que não era nem fria, nem quente, era MORNA. Se achava que nada lhe falta, mas era pobre, sem graça, miserável, cega e nua. 


Ap 3:16-17). 
16 - Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 
 17 - Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 


Precisavam de ouro provado no fogo (a verdadeira riqueza ) colírio para os olhos (para poder enxergar sua situação espiritual) e vestes de santidade para cobrir sua nudez (prostituição) . É necessário um despertamento e avivamento da Igreja No versículo 8 de Ezequiel 37 o profeta disse que enquanto profetizava ouviu um “movimento” de ossos , um ruído, um barulho de ossos contra osso, havia tendões sobre eles e cresceram “carnes” e se estendeu peles, mas não havia neles o espírito. Há muitas pessoas que fazem muitos “movimentos de ossos”, mas Neles não há o espírito. Foi ai que o profeta profetizou ao espirito dizendo o que Deus lhe ordenara: Assim diz o Senhor Jeová: “Vem dos quatro ventos, ó Espirito e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizou como ele me deu ordem, o Espírito entrou neles e viveram, se puseram de pé(estavam caídos) um exército grande em extremo. 


 (Ez 37:10). 
10 - E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. 


O exército só se formou quando o Espírito entrou neles. Sem o Espírito de Deus somos como que sepulcros caiados, ou seja, meros religiosos, como disse Jesus. A letra mata , mas o Espirito vivifica. 


(2 Cor 3:6).
6 - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.


Muitas vezes não respondemos a palavra profética de Deus, pois não escutamos mais a voz de Deus com fé Foi quando Ele profetizou, ou seja, quando trouxe a palavra viva de Deus é que o Exército se levantou 


(Ez 37:10)
10 - E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. 

jesus amado meu

Minha foto
Rio de janeiro, RJ, Brazil
Caçador de almas para o reino do Senhor, um homem de muita fè que busca o conhecimento e a perfeição que cristo nos ensina a buscar sendo assim torno-me imitador de Paulo em suas convicções e um guerreiro em cristo jesus querendo tomar o ceu a força, não esmorecendo na fe e firmado na rocha que e cristo andando segundo os mandamentos da lei de Deus.